Itabuna garante o atendimento na Assistência Social

Atendimento com proposta de ampliação
Ascom

 

A Secretaria de Assistência Social (SAS) de Itabuna tem garantido atendimento de qualidade a um maior número de pessoas carentes cadastradas no município e beneficiárias ou não dos diversos programas sociais mantidos pela prefeitura. No Bolsa Família, por exemplo um programa que já atende mais de 23 mil famílias,  a proposta é ampliar ainda mais esse número, conforme anunciou o secretário de Assistência Social, José Carlos Trindade.  

Ele informou que todo o esforço foi concentrado para que o Departamento de Políticas Públicas e Sociais, que funciona na Avenida Inácio Tosta Filho, no centro da cidade, recebesse novos funcionários e equipamentos como computadores. O investimento deu resultado positivo e só em maio foram atendidas mais de 2.200 pessoas, o triplo do registrado no mês anterior.

A previsão é de sejam adquiridos mais três novos computadores e ampliado o número de atendentes passando dos atuais 14 para 20 com os novos contratados por meio da seleção pública realizada pela prefeitura.  

Muitas familias procuram o Departamento de Políticas Públicas e Sociais para atualizar cadastro ou inclusão do nome no programa Bolsa Família do Governo Federal ou em outros programas sociais, a exemplo da Tarifa Social de Iluminação. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

O diretor do Departamento de Políticas Públicas e Sociais, Elan Barros, explicou que o recadastramento das famílias é realizado por meio do Cadastro Único (CadÚnico). O sistema é informatizado, permite alterar os dados cadastrais sem burocracia ou demora e conhecer a realidade social e econômica das famílias de baixa renda e de todos seus integrantes.

“Estamos trabalhando para que os serviços oferecidos pela Secretaria da Assistência Social se tornem melhor, mais ágil e atenda de forma satisfatória a todas as pessoas que nos procuram”, afirma Élan Barros, realçando ser uma das principais preocupações do prefeito Claudevane Leite garantir que as famílias que vivem abaixo da linha de pobreza estejam cadastradas para que sejam incluídas nos programas sociais.

O CadÚnico é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e executado no município pela Secretaria da Assistência Social.  É por meio desse sistema informatizado que o poder público pode formular e executar políticas específicas para o combate à pobreza e ao mesmo tempo promover a inclusão social das famílias